Alopecia de pressão, o que é? Como ocorre?

Já ouviu falar da alopecia de pressão ou alopecia por tração? Trata-se de um dos tipos de alopecia (queda de cabelo) diferenciados porque ocorrem majoritariamente em mulheres. É bom aprender sobre ela para evitar que aconteça.

A seguir, saiba o que é exatamente a alopecia de pressão, o que a causa e como tratá-la.

 

O que é a alopecia de pressão?

A alopecia de pressão ou alopecia por tração (como costuma ser mais conhecida) é uma doença que ocorre por culpa da pressão ou tensão exercida de forma excessiva pelos penteados, pela longa utilização de extensões capilares ou até mesmo pelo estresse.

A queda permanente de uma grande quantidade de cabelo, a fragilidade dos fios e o couro cabelo danificado são alguns dos sintomas da alopecia por tração. É importante prevenir e tratar logo no início, pois existe uma chance de a pessoa ficar com algumas áreas calvas na cabeça.

 

Quais são as causas da alopecia de pressão?

É possível que a alopecia de pressão seja causada por questões genéticas. No entanto, as causas mais comentadas estão relacionadas à tensão exercida sobre o cabelo advinda de extensões capilares ou penteados repuxados. Em alguns casos, a pessoa arranca os próprios fios, devido a distúrbios emocionais.

Os fios caem porque, devido à pressão, existe uma ausência de elasticidade nas fibras responsáveis pela sustentação dos folículos pilosos, o que faz com que eles se quebrem. Por isso é importante não prender o cabelo todos os dias. Solte-os e os deixe livres por um tempo.

Quanto mais tempo passar sem um tratamento e quanto mais a pessoa utilizar esses penteados, pior serão as chances de recuperação. Isso porque os folículos acabam cicatrizando, o que impede que novos folículos nasçam naquela região.

Além disso, os fios que ainda estiverem por ali acabam ficando vulneráveis e frágeis, assim como a queda das madeixas continuará ocorrendo com mais rapidez e em maiores quantidades. Tudo isso piora muito mais os problemas já existentes e criam novos.

 

O que fazer para tratar a alopecia de pressão?

É importante diagnosticar o problema logo no início para que a pessoa possa evitar causar a pressão que estava prejudicando seus fios. Com o passar do tempo, se os fios estiverem relaxados, a queda para de acontecer e a saúde capilar volta ao normal.

Se a situação estiver mais avançada, medicamentos podem ser receitados. Além disso, se já existirem áreas calvas e as raízes estiverem cheias de falhas, vale a pena investir em um transplante capilar.

Para realizar todos esses tratamentos é essencial que você procure um médico dermatologista especializado no assunto, para que ele lhe oriente, realize o diagnóstico e receite medicamentos ou indique o transplante.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *