Cabelos brancos podem ser transplantados?

Muitas pessoas (em sua maioria homens) procuram médicos para realizar o tão falado transplante capilar, que tem evoluído muito em suas técnicas e melhorando demais os resultados, deixando os fios com aparência natural.

Essa demanda aumentou porque os indivíduos que sofrem com a calvície perceberam que eles não precisam mais passar por isso. Perder os fios pode gerar baixa autoestima e até exclusão social. Dessa forma, faz sentido que o transplante capilar seja cogitado.

Neste texto, falaremos mais especificamente sobre as pessoas que possuem cabelos brancos ou grisalhos e desejam realizar o transplante capilar. Será possível? Existe algum problema? Leia até o fim para descobrir.

Antes de falarmos mais sobre isso, precisamos esclarecer resumidamente o que exatamente é o transplante e o que caracteriza os cabelos brancos. Confira tudo isso a seguir.

 

O que é de fato o transplante capilar?

O transplante (ou implante) capilar é o procedimento cirúrgico em que os fios naturais da parte densa do couro cabeludo são transplantadas para a parte calva do paciente para que novos folículos se formem e gerem fios saudáveis.

Como as técnicas de transplante capilar melhoraram muito, as áreas que recebem os fios transplantados ficam bem naturais e ninguém percebe que o paciente realizou qualquer tipo de cirurgia. O seu cabelo volta a crescer normalmente e adeus, calvície.

 

O que causa os cabelos brancos?

 Os cabelos brancos aparecem principalmente porque os níveis da produção de melanina caem bruscamente.

Com o passar do tempo, as células passam por um processo conhecido como apoptose, que nada mais é do que a morte do melanócito, célula responsável por produzir a melanina (pigmento que proporciona cor à pele e pelos).

Não existe uma idade certa para passar por isso. Normalmente, a maioria das pessoas grisalhas estão na casa dos 50 anos, mas muitos jovens também possuem cabelos brancos em excesso, o que geralmente é causado por questões genéticas, ou seja, hereditariedade.

O estresse também pode ocasionar o aparecimento dos fios brancos. Ainda não existem evidências que comprovem sua ligação direta com o fato, mas pesquisas mostram que indivíduos com altos níveis de estresse possuem cabelos brancos.

Problemas hormonais e a carência de nutrientes também podem causar os fios brancos. Ter uma alimentação saudável rica em vitamina B12, cobre, zinco, ácido fólico e manganês pode evitar que a melanina sofra uma queda em sua produção.

 
Mas enfim, vamos à questão final: cabelos brancos podem ser transplantados?

Sim! Pessoas que têm cabelos brancos podem realizar o transplante capilar. Não há qualquer problema e os resultados serão os mesmos dos fios coloridos. O procedimento será o mesmo, assim como a recuperação. Não há diferença.

 

Viu como pessoas com cabelos brancos não precisam se sentir excluídas? O transplante capilar abrange fios de todas as cores. Procure o seu médico para esclarecer ainda mais dúvidas sobre o procedimento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *