Apenas dois tratamentos são atualmente aceitos pelo FDA (Food and Drug Administration), entidade governamental dos Estados Unidos, responsável pela análise e aprovação de uso de medicamentos; o uso tópico do minoxidil e o uso oral da finasterida. O principal objetivo da terapia farmacológica é reverter e/ou estabilizar o processo de miniaturização dos folículos pilosos, ou seja, diminuir a atividade androgênica nos folículos pilosos.
Finasterida
É um inibidor seletivo da 5–alfa redutase tipo II, que faz a conversão periférica da T (testosterona) em DHT (dihidrotestosterona), que é a responsável pelo processo de miniaturização.
Foi aprovada pelo FDA em dezembro de 1997, na dosagem de 1 mg/dia via oral, para uso em homens com Alopecia Androgenética (AA).
De acordo com alguns estudos a finasterida estabiliza o processo em 83% dos casos de AA na coroa após 2 anos de tratamento e 70% dos casos nas entradas, após 1 ano de tratamento.
O renascimento dos cabelos ocorreu em 61% na coroa após 2 anos e 37%na região das entradas após 1 ano. A finasterida consegue reverter a miniaturização dos cabelos na AA nos homens, aumenta a quantidade de fios na fase de crescimento.
A dosagem recomendada é de 1 mg /dia.
A incidência de efeitos colaterais foi semelhante no grupo de estudo que tomou placebo e finasterida. Leyden e Cols. em 1999 mostraram que 3,8% tiveram disfunção sexual (diminuição da libido, disfunção erétil, diminuição do volume de ejaculação ) contra 2,1% do grupo placebo.
Outros efeitos colaterais descritos são ginecomastia ( aumento do volume das mamas em homens), pancreatite aguda, reação de hipersensibilidade, alteração da genitália masculina em fetos.
Recomenda–se acompanhamento médico a cada 6 meses nos 2 primeiros anos e depois 1 vez ao ano enquanto estiver usando a medicação. O efeito máximo da medicação ocorre após 2 anos de tratamento.
Seu efeito só se mantém durante o uso da medicação, uma vez interrompido, o processo da calvície recomeça . Ele não acelera a queda dos fios quando interrompido.
Minoxidil
- É uma medicação anti-hipertensiva
- Foi a primeira droga aprovada pelo FDA para tratamento da calvície em 1988
- Age revertendo a miniaturização do pelo na AA (Alopecia Androgenética).
- Prolonga a duração da fase anágena (fase de crescimento) e promove a queda do cabelo na fase telógena (fase de repouso) induzindo a formação de um novo pelo na fase anágena (fase de crescimento). Promove um eflúvio telógeno (shedding)
- Estimula fatores de crescimento (VEGF,IGF-1,HCF, HGF)
- Melhora a circulação do couro cabeludo e consequentemente aumenta a oxigenação e nutrição local.
- Estimula a multiplicação das células da matriz (raiz do pelo)
- Inibe a apoptose (morte) das células da matriz
- Dosagem tópica recomendada da solução de minoxidil é de 5%, 2 vezes ao dia.
Efeitos colaterais:
- Hipertricose (aumento de pelos) facial e em membros – 3 a 7% das pacientes, raro em homens sendo mais comum em mulheres, principalmente nas que tem história positiva para hirsutismo (aumento de pelos), geralmente após 2 a 3 meses de uso do minoxidil. Esse efeito colateral desaparece após a suspensão da droga, na face e braços demora de 1 a 3 meses e em pernas de 4 a 6 meses.
- Comedões (acne) em couro cabeludo
- Leucodermia (manchas semelhante ao vitiligo)
Contraindicação:
Pacientes com hipotensão (pressão baixa) ou que tem alterações cardíacas importantes e mulheres grávidas ou amamentando.
Modo de aplicação
Recomenda-se aplicar sempre no couro cabeludo seco e não nos fios, a ação da medicação é de 4 horas após a absorção cutânea, por isso pode lavar os cabelos depois de 4 horas da aplicação.
Os primeiros resultados do uso do minoxidil podem ser vistos a partir de 4 a 6 meses, inicialmente há uma redução da queda capilar, depois a miniaturização se estabiliza e por fim há um aumento do volume dos fios.
É importante que o paciente saiba que o tratamento é contínuo, uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior. Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento melhores são os resultados, pois nenhum medicamento faz crescer cabelo em uma área totalmente sem cabelos.